Ganho de peso depois da gravidez

Ganho de peso depois da gravidez

Um ponto-chave para esperar que as mulheres tenham em mente é que a quantidade de peso ganho durante a gravidez está associada à quantidade de peso perdido depois – bastante forte, na verdade.

” O ganho de peso durante a gravidez é o maior preditor de retenção de peso pós-parto”, disse a Dra. Jacinda Nicklas, professora assistente de medicina interna da Escola de Medicina da Universidade do Colorado e autora principal da revisão de 2015.

Oken concordou. “O ganho de peso gestacional é o maior contribuinte para a retenção de peso pós-parto”, disse ela ao Live Science. “As mulheres que ganham dentro da quantidade recomendada de peso durante a gravidez têm menos peso para perder e são mais propensas a voltar à sua linha de base pré-gravidez.”

Mas, apesar dos riscos associados ao ganho de peso durante a gravidez , entre 40 e 60 por cento das mulheres ganham mais do que as diretrizes recomendam.

Para manter o ganho de peso dentro de uma faixa saudável, uma mulher certamente não deve “comer por dois”, dizem os especialistas. Uma mulher precisa de “quase zero calorias extras no primeiro trimestre”, disse Rasmussen. “O corpo faz muitas mudanças imediatas em resposta à gravidez [no primeiro trimestre], mas essas mudanças não requerem muitas calorias”, disse Rasmussen ao Live Science. Mesmo assim, muito do “ganho excessivo” que as mulheres experimentam acontece naquele primeiro trimestre, disse ela.

De fato, estudos mostram que, apesar das recomendações de que as mulheres ganham a menor quantidade de peso durante o primeiro trimestre, na realidade, este é frequentemente o trimestre em que ocorre a maior quantidade de ganho excessivo de peso (libras ganhas acima dos níveis recomendados).

“As mulheres não precisam ganhar mais do que alguns quilos durante todo o primeiro trimestre”, disse Oken. E fazer isso pode ter consequências negativas. “Está ficando cada vez mais claro que o ganho de peso em excesso, mesmo no início da gravidez, pode prever a retenção de peso posterior e [pior] a saúde do coração não apenas para a mãe, mas também para seu bebê”, disse ela

Em um estudo de 2015 publicado no The American Journal of Obstetrics & Gynecology , Oken descobriu que o ganho de peso no primeiro trimestre estava mais fortemente associado à retenção de peso sete anos após o parto do que o ganho de peso durante o segundo ou terceiro trimestres. O ganho de peso excessivo no primeiro trimestre também foi relacionado a uma pressão arterial mais alta após a gravidez do que o ganho de peso no segundo ou terceiro trimestres.

Por que é importante ganhar peso dentro das diretrizes recomendadas durante a gravidez? (Crédito da imagem: Viacheslav Lopatin Shutterstock.com)

O excesso de peso ganho acima da quantidade recomendada durante o primeiro trimestre é principalmente gordura, ao contrário do peso do feto, da placenta ou do fluido extra do corpo da mulher (porque pesam muito pouco nesta fase da gravidez), de acordo com o pesquisadores. Ao contrário dos tecidos sem gordura e fluidos, esse ganho de gordura é provavelmente mais difícil de perder após a gravidez, de acordo com os pesquisadores. [ Mudanças corporais durante a gravidez ]

“Pode ser um desafio não ganhar muito rapidamente” no primeiro trimestre, disse Oken. Por exemplo, mulheres que experimentam a fadiga que é muito comum no primeiro trimestre podem comer demais; outras mulheres podem sentir náuseas, o que é melhorado por petiscar, disse ela.

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E “em alguns casos, as mulheres podem pensar que, ‘Bem, agora que estou grávida, é esperado ganho de peso, então não preciso pensar muito sobre o que estou comendo’”, disse Oken. São essas mulheres que os médicos desejam educar especialmente sobre o ganho de peso saudável durante a gravidez, acrescentou ela. No entanto, “muitas mulheres não veem seus obstetras [obstetras] até o final do primeiro trimestre, então precisamos divulgar” de outras maneiras, disse Oken.

Para manter o ganho de peso dentro das diretrizes, Oken recomenda que as mulheres se concentrem em comer alimentos ricos em nutrientes , incluindo frutas, laticínios e nozes, e principalmente evitar calorias “vazias” ou sobremesas extras. Além disso, as mulheres grávidas devem evitar beber suas calorias em bebidas adoçadas com açúcar e, em vez disso, certifique-se de beber bastante água, pois os sintomas da sede (como fadiga e irritabilidade) às vezes podem ser confundidos com fome, disse ela. [ Como Ganhar Peso Durante a Gravidez, de Forma Saudável ]

Mas as mulheres não devem se punir se desviarem de um dia de alimentação saudável.

A gravidez pode ser estressante, e focar tanto em ser perfeito causa preocupações desnecessárias durante a gravidez, disse Katherine Tallmadge, uma nutricionista registrada e contribuidora de opinião do Live Science. É normal ceder ocasionalmente, mas ainda é importante ser esperto sobre tais indulgências a fim de evitar o ganho excessivo, Tallmadge disse ao Live Science. Portanto, quando as futuras mamães se tratam, elas devem tentar por quantidades menores ou manter o lado mais saudável do “tratamento”, disse ela. Por exemplo, se você está com desejo de pizza, escolha vegetais, disse ela. [ Como lidar com o estresse durante a gravidez ]

Mulheres que ganharam muito não devem desanimar, porque todos ganham peso em taxas diferentes, disse Nicklas. Mulheres que ganham muito no início da gravidez devem tentar diminuir a taxa de ganho de peso à medida que a gravidez avança, disse ela. Mulheres que têm um IMC maior que 35 antes de engravidar podem não ter que ganhar peso durante a gravidez, disse ela.

No entanto, os médicos não recomendam que as mulheres tentem intencionalmente perder peso durante a gravidez, acrescentou Nicklas.

Você teve um bebê! O que agora?

Após o parto, a última coisa que provavelmente passa pela cabeça de uma nova mamãe é fazer uma dieta. E de acordo com Cheryl Lovelady, professora de nutrição da Universidade da Carolina do Norte em Greensboro, tudo bem.

“Eu digo às mães: ‘No primeiro mês, não se preocupe com seu peso'”, disse Lovelady.

Claro, uma mulher perderá imediatamente parte do peso da gravidez simplesmente  dando à luz – ou seja, o peso do bebê, a placenta e o líquido amniótico.

E nas próximas semanas, a mulher também pode esperar perder o peso do fluido extra em seu corpo que se acumulou durante a gravidez. Depois que o fluido acaba, o que resta é a gordura extra que a mulher adicionou durante a gravidez.

As mulheres devem ser capazes de perder seu peso extra seis meses após o parto, disse Lovelady.

“Recomendamos uma perda de peso de aproximadamente 1 quilo por semana”, disse Lovelady ao Live Science. No entanto, na realidade, as mulheres provavelmente perderão mais peso no início, e a perda de peso diminuirá à medida que se aproximarem de seus objetivos, disse ela. No final, pode ser de apenas 1 quilo por mês, mas essa perda de peso será de meio quilo de gordura, em oposição a líquidos, acrescentou ela. [ 2016 melhores balanças de banheiro ]

Nem todos os especialistas concordaram que todo o peso deveria ser removido em seis meses. No entanto, 12 meses parece ser o limite máximo de quanto tempo as mulheres devem levar para perder todo o peso da gravidez. Isso significa que as mulheres que começaram com um IMC normal antes da gravidez devem tentar retornar a um IMC normal, e as mulheres que estavam com sobrepeso ou obesas antes da gravidez devem tentar retornar ao peso anterior à gravidez e, em seguida, continuar a perder peso, se possível, Nicklas disse.

Nicklas acrescentou que a pesquisa atual sugere que as mulheres que não perdem peso nesse período de tempo correm maior risco de reter o peso por um longo prazo.

“Eu recomendo que as mulheres conversem com seu médico se estiverem tendo problemas para perder peso” neste momento, disse ela. “Muitas mulheres podem precisar da estrutura de uma dieta baseada em evidências ou de um programa de perda de peso para perder o peso da gravidez”.

Também é importante que a mulher perca peso antes de engravidar novamente, dizem os especialistas.

“Idealmente, uma mulher estaria com um peso saudável no momento em que ela entra em sua segunda gravidez”, disse Paige van der Pligt, pesquisadora do Centro de Pesquisa de Atividade Física e Nutrição da Universidade Deakin, na Austrália. Mas porque ” o período de tempo entre duas gestações será variável – e com aproximadamente 50 por cento das gestações não planejadas – o momento da perda de peso pode ser desafiador”, disse ela.

“Mas a pesquisa mostra que é possível”, acrescentou.