Maneiras de melhorar a concentração e a memória: dicas para adultos

O cérebro é o principal órgão humano. Às vezes, ele começa a funcionar mal e se recusa a lembrar de informações importantes, certos eventos de vida, fatos ou datas.

Normalmente, esses problemas deprimem os adultos e seus filhos, fazendo-os pensar no envelhecimento inevitável, nas doenças senis. Por que a memória e a atenção se deterioram? As causas comuns de comprometimento da memória e diminuição da concentração são as seguintes: Ferimento na cabeça.

Não importa qual parte da cabeça esteja ferida, ela sempre estará repleta de consequências negativas. Acidente vascular encefálico. O sangue não flui ou não flui o suficiente para as partes do cérebro responsáveis ​​pela memória e atenção e, portanto, ocorrem distúrbios. Oncologia ou neoplasia benigna. O tumor pressiona áreas importantes do cérebro, o que afeta negativamente seu trabalho.

Doenças infecciosas. Mesmo um nariz escorrendo inofensivo, se não for tratado, pode causar inflamação grave que pode causar uma diminuição na atividade cerebral. Doença metabólica. É importante para o cérebro que esteja saturado com todas as substâncias necessárias. Se isso não acontecer, ele redistribui seus recursos, deixando menos para os processos de memória e percepção. Sobrecarga de informação.

O cérebro humano é capaz de processar uma quantidade limitada de informações. Se ocorrer uma sobrecarga, ele perde a intensidade do trabalho. Falta de vitaminas. Basicamente, as vitaminas B são responsáveis ​​pelo funcionamento do cérebro, devem estar presentes na dieta diária . Proteção cronobiológica das células cerebrais

Leia mais em: Dicas de saúde

Estresse constante. O estresse crônico severo bloqueia as áreas do cérebro responsáveis ​​pela memória, por isso é importante aprender a controlar sua condição, mesmo em circunstâncias de vida negativas. Falta de sono ou sono inadequado. Em um sonho, o cérebro humano é restaurado, novas células crescem em vez de células mortas. Se o sono for perturbado, os processos de memorização, concentração e recordação serão perturbados. Exercícios para memória e atenção Atenção!

Um conjunto de exercícios simples para o desenvolvimento da memória e da atenção é melhor executado em um estado calmo e relaxado, com os olhos fechados, para dizer tudo em voz alta. Caixa IQ / Intelecto Conte de um a cem. Nomeie 20 nomes femininos (para começar com qualquer um, mas com o tempo você pode complicar a tarefa. Por exemplo, nomeie nomes para uma determinada letra). Cite 20 nomes masculinos. Cite 20 itens alimentares. Nomeie 20 palavras para uma letra específica. Cite 20 animais ou pássaros. Conte de um a cem novamente.

Esses exercícios são bons para pessoas de todas as idades: crianças, adultos, idosos. Imunobooster universal De que outra forma melhorar a memória e a concentração? Aqui estão mais algumas dicas para melhorar a função cerebral e facilitar a concentração: Não ignore a importância do sono, durma o suficiente, mas não durma mais do que o seu corpo precisa. Leia obras literárias. Esse processo expande o vocabulário, aumenta o número e o nível de conexões neurais e simplesmente ilumina o lazer. Comece a aprender uma língua estrangeira. Aprender uma língua estrangeira não é apenas muito informativo e interessante, mas também útil como profilaxia contra a demência.

Memorize poemas ou letras. Você pode fazer isso com seu filho ou pode simplesmente escolher a obra do poeta de que gosta e começar a memorizar poesia. É importante não apenas memorizar as palavras, mas entender o que o autor queria dizer. Se você não gosta de poesia, pode ler prosa e recontar o que leu em voz alta. Tome vitaminas ou medicamentos especializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *